sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Livro aponta importância da ‘educação biocêntrica’ para a construção do conhecimento


Adital


O livro "Professor com prazer! Vivência e convivência na sala de aula”, do professor Francisco Leunam Gomes, traz uma nova perspectiva sobre o modelo de ensino nas escolas. Partindo do ponto de vista da educação biocêntrica, metodologia fundamentada nas ideias de Paulo Freire sobre educação dialógica, o autor busca orientar professores sobre a importância de se criar seres pensantes e não alienados em sala de aula.

"É fundamental que aprendam a pensar e não a decorar. Quem aprende a pensar, constrói. Quem decora só faz repetir”. O livro convida os profissionais de educação a substituírem o modelo tradicional de ensino, que, segundo o autor, se distancia do meio social dos alunos e coloca o professor como único detentor da informação. "Para a escola tradicional, aluno bom é aquele caladinho. Não atrapalha. Não pergunta”.
Leunam conta as suas experiências como professor e os resultados ao trabalhar com a metodologia biocêntrica em escolas de pequenos municípios do Ceará, Maranhão, Piauí, Pernambuco e até de Cabo Verde, na África.

O volume traz ainda passos que podem ser aperfeiçoados pelos professores, para estimularem o diálogo, a participação dos alunos e até mesmo da comunidade, através de suas experiências cotidianas, na construção de um conhecimento que fortaleça a cidadania.

"O homem tem uma necessidade vital de participar. É pela sua participação que marca a sua presença no mundo”. O reconhecimento pela contribuição de cada aluno no processo educacional é um dos fatores primordiais para o sucesso da metodologia biocêntrica, afirma o aturo. "Elogiar motiva os estudantes a se empenharem cada vez mais”. Para ele, o reconhecimento é tão importante para a alma, quanto o alimento para o corpo.

A educação biocêntrica consiste na valorização do ser humano e sua relação com a sociedade, favorecendo não só os alunos, como também os professores na sua forma de se relacionar no ambiente de trabalho.

O autor relata que é comum se deparar com profissionais desmotivados, mal-humorados e que utilizam o autoritarismo para imporem seus ensinamentos nas salas de aula. O que torna o ambiente escolar nada agradável para o aprendizado. O método biocêntrico da educação, por sua vez, auxilia na construção de um ambiente escolar feliz. Estimula a cooperação em equipes, desperta o gosto pelo ensino e a participação ativa de todos. Para que exista essa mudança nas escolas, o autor alerta que é preciso parceria entre os professores e dirigentes.

A metodologia se aplica não só ao ensino básico, como também ao superior. A obra possui testemunhos de alunos do curso de letras da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), que passaram pela experiência e ressaltam a importância da boa convivência em sala de aula promovida pela Educação Biocêntrica.


Ficha técnica
Título: Professor Com Prazer! Vivência e Convivência na Sala de Aula
Autor: Francisco Leunam Gomes


FONTE: Adital

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