domingo, 6 de janeiro de 2013

Têrmos e significados que todo acadêmico deve conhecer


Por Aluizio Moreira

Ano passado durante as aulas de Métodos e Técnicas de Pesquisa, a fim de facilitar o estudante no entendimento de algumas expressões e termos muito utilizados e vivenciados no mundo acadêmico, elaborei um glossário tão somente para que não confundissem mais, lauda com folha, sumário com índice, sigla com abreviatura. Alguns alunos acharam importante a compilação que fiz e sugeriram publicação no meu blog. Confesso que só tive o trabalho de organizar as expressões e termos em ordem alfabética, procurando ser o mais claro possível na apresentação dos seus significados. Nada mais.

ABREVIATURA
Representação de uma palavra por meio de alguma(s) de sua (s) sílaba (s) ou letra (s). Exemplos: ed. (edição), cit. (citação, citado(a), doc. (documentação, documento). Não confundir com SIGLA.

ANEXO 
Texto ou documento não elaborado pelo autor do trabalho, com o intuito de fundamentar, comprovar, ilustrar os trabalhos acadêmicos. Faz parte dos elementos pós-textuais em Artigo Cientifico e Monografia.

APÊNDICE 
Texto ou documento escrito pelo próprio autor do trabalho, com o intuito de complementar a argumentação adotada no trabalho acadêmico.

ANVERSO (da folha)
Vulgarmente chamado “frente” (da folha)

AUTOR
Pessoa física responsável pela criação do conteúdo intelectual ou artístico de um trabalho.

CITAÇÃO
Menção, transcrição  pelo Autor do texto,  de uma  informação extraída de outra fonte, de outro Autor. Pode ser citação direta (textual) ou citação indireta (livre). (Consultar a ABNT NBR 10520 em vigor)

CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO
No Brasil são de dois níveis: lato sensu (Aperfeiçoamento e Especialização) e stricto sensu (Mestrado e Doutorado).  O Primeiro, não confere grau, fornecendo apenas um certificado de conclusão de curso. O segundo, confere graus e diplomas (Mestre e Doutor).

DISSERTAÇÃO
Tratado descritivo e analítico sobre tema específico. Trabalho monográfico exigido para obtenção do grau de Mestre.

EPÍGRAFE
Trata-se de algumas citações (frases, pensamentos) de outros autores. Diz respeito à temática do trabalho. Após a citação se indica sua autoria.

FICHA CATALOGRÁFICA
Consta no verso da Folha de Rosto. Obedece ao Código de Catalogação Anglo-americano. Não deve ser  confundida com Referência Bibliográfica. A ABNT tornou obrigatória sua elaboração nas monografias.

FOLHA 
Papel com formato definido composto de duas faces, anverso e verso.

GLOSSÁRIO
Lista em ordem alfabética de temos técnicos – palavras ou expressões – de uso restrito ou de sentido obscuro ou polissêmico (palavra ou expressão que possui mais de um significado), acompanhados de suas respectivas definições. 

ILUSTRAÇÕES
São consideradas ilustrações: fotografias, gráficos, esquemas, mapas, desenhos, fluxogramas, organogramas, quadros.

ÍNDICE
Lista de palavras ou expressões ordenadas segundo determinado critério que remetem para informações no texto. Faz parte dos elementos pós-textuais dos artigos científicos, monografias e livros, apresentado após as Referências Bibliográficas ou Bibliografia. Os tipos mais usuais de Índice são Índice Onomástico (relativo a nomes próprios) ou Índice Remissivo (que remete para outro ponto). Não se deve confundir INDICE com SUMÁRIO. (Consultar a ABNT NBR 6034 em vigor)

ISBN (International Standard Book Number) sigla oficializada como norma internacional que identifica numericamente os livros segundo o titulo, o autor, o país e a editora, individualizando-os. Criado em 1967, o sistema é controlado pela Agencia Internacional do ISBN, que orienta e delega poderes às agências nacionais. 

ISSN (International Standard Serial Number), sigla em inglês para Número Internacional Normalizado para publicações seriadas, é o código aceito intenacionalmente para individualizar o titulo de uma publicação seriada, seja qual for o idioma, ou forma de circulação (impresso, online, CD-ROM)
A Rede ISSN (ISSN Network) é uma organização intergovernamental. Com o apoio da UNESCO, é representada por cerca de 83 centros nacionais e regionais em todo mundo. 

LAUDA
Cada face de uma folha de papel. O mesmo que página.

LEGENDA
Texto explicativo redigido de forma clara, concisa e sem ambigüidade, para descrever uma ilustração ou tabela.

MBA
(Master in Business Administration), significando Mestre em Administração de Negócios. Embora seja grau de Mestre em diversos países, no Brasil é considerado como correspondente aos cursos de Aperfeiçoamento ou Especialização.

NOTA(S)  EXPLICATIVA(S)
Nota usada para comentários, esclarecimentos ou explanações que não possam ser incluídos no texto. Pode ser incluída em rodapé de página ou no final do trabalho.

PÁGINA 
Cada uma das faces de uma folha. O mesmo que lauda.

PALAVRA-CHAVE
Palavra representativa do conteúdo do documento. Palavra que resume os temas principais de um texto. Geralmente as palavras-chave são colocadas no final do Resumo, separadas por ponto.

Ph.D
(Philosophus Doctorum). É o equivalente do nosso Doutorado, oferecido no sistema norte-americano.

PÓS-DOUTORADO
Estágio de atualização para Doutores, não é um curso superior ao nosso Doutorado, não conferindo grau ou diploma.

REFERÊNCIA
Conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual. (Consultar a ABNT NBR 6023 em vigor)

RELATÓRIO
Narrativa das etapas de pesquisas, estágios, eventos, em andamento (Relatório parcial) ou já concluídos (Relatório final), nos quais o autor do Relatório

RESENHA (ou Recensão)
É uma descrição de uma obra, que pode ser livro, capitulo de livro, artigo, filme, peça teatral, etc. Consiste na leitura e na informação do seu conteúdo, com a finalidade dar conhecimento ao leitor ou espectador de maneira objetiva, sobre as idéias fundamentais presentes  na obra. Ou seja, o ponto de partida para a resenha é a própria obra. 

RESUMO
Apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento. O resumo é parte dos elementos obrigatórios de uma Monografia (parte dos elementos pré-textuais)  e/ou de um Artigo cientifico (parte dos elementos pós-textuais). Ainda se usa a terminologia RESUMO como um dos tipos de Documentação Pessoal no processo da pesquisa: Ficha Resumo (As outras Fichas são Ficha Bibliográfica e Ficha Citações). (Consultar a ABNT NBR 6028 em vigor)

SIGLA
Reunião de letras iniciais dos vocábulos fundamentais de uma denominação ou título.
Exemplo: ONU (Organização das Nações Unidas). Não confundir com ABREVIATURA.

SIMBOLO
Sinal que substitui o nome de uma coisa ou de uma ação.

SUMÁRIO
Enumeração das divisões, seções e outras partes do trabalho, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede. È o último elemento da parte pré-textual de uma Monografia. Atenção: Artigo Cientifico não tem Sumário. (Consultar a ABNT NBR 6027 em vigor)

TCC
Significa Trabalho de Conclusão de Curso. Os cursos de Graduação incluíram na sua grade curricular a apresentação e/ou defesa de um trabalho acadêmico obrigatório, sem o qual o aluno não faz jus ao certificado/diploma correspondente. Alguns cursos de graduação oferecem opções, podendo o aluno elaborar uma monografia ou um trabalho prático, outros já definem a monografia como única forma de TCC.

TESE
Trabalho analítico de base teórico-empírica, em que se propõem novas abordagens e/ou refutações de padrões de conhecimento sobre um dado fenômeno. Trabalho monográfico exigido para obtenção do grau de Doutor.

VERSO (da folha)
Vulgarmente chamado “costas” (da folha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como desmontar a Ciência e Tecnologia brasileiras

CNPq, entidade essencial ao desenvolvimento nacional, é o alvo da vez. Série de cortes brutais em Educação e Ciência escancara um Brasil q...