sábado, 29 de outubro de 2011

Atingidos por Belo Monte ocupam canteiro de obras

Por Agencia Pulsar Brasil

Mais de 600 indígenas, pescadores, ribeirinhos e populações ameaçadas pelos impactos empreendimento participam do protesto. A ocupação do canteiro de obras da Usina de Belo Monte, em Altamira, no Pará, foi iniciada na madrugada de ontem (27).

                                          (Foto: Ivan Canabrava)

A Rodovia Transamazônica (BR-230), a partir de trecho em frente ao canteiro, está interditada e só passam veículos transportando doentes.

O acampamento é permanente. A principal reivindicação do movimento é que o governo federal envie autoridades para negociar com as populações tradicionais o fim das obras de Belo Monte.

Todo o processo de ocupação ocorreu de forma pacífica, sendo fruto dos debates entre os povos tradicionais durante o seminário “Territórios, ambiente e desenvolvimento na Amazônia: a luta contra os grandes projetos hidrelétricos na bacia do Xingu”.

Com o encontro, se pretendia analisar a conjuntura em torno de Belo Monte e discutir respostas às situações de risco e impactos geradas pela usina. A programação foi suspensa em vista da ação de ocupar o canteiro de obras da hidrelétrica.

A ocupação ocorreu logo depois que o governo brasileiro não compareceu à audiência pública em Washington, nos Estados Unidos, junto à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), da Organização dos Estados Americanos (OEA).

O governo federal foi questionado pelo órgão sobre o desrespeito às medidas cautelares, emitidas pela CIDH em abril deste ano. A Comissão julgou que a continuidade das obras de Belo Monte traz um risco muito grande para as populações indígenas da região.

Na semana passada, a relatora do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) votou a favor do decreto que considera ilegal a instalação da Usina de Belo Monte, mas o julgamento foi adiado com o pedido de vista. (pulsar/brasildefato)


lc
28/10/2011

Fonte:  http://www.brasil.agenciapulsar.org/tapa.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como desmontar a Ciência e Tecnologia brasileiras

CNPq, entidade essencial ao desenvolvimento nacional, é o alvo da vez. Série de cortes brutais em Educação e Ciência escancara um Brasil q...