RUIZ, João Álvaro. Metodologia cientifica: guia para eficiência nos estudos. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2006.
Diferentemente das inúmeras obras que tratam da Metodologia Cientifica, a de João Álvaro Ruiz se apresenta estruturada em duas partes: uma parte prática (Memento Pedagógico) e uma parte teórica (Natureza do Conhecimento e do Método Cientifico).
A Primeira Parte, composta pelos 3 primeiros capítulos, apresenta uma orientação ao estudante que inicia seus estudos em Curso Superior. A partir da consideração de que o comportamento do estudante universitário diferencia-se dos estudos fundamental e médio, aborda os métodos que devem ser observados em relação ao aproveitamento do tempo reservado individualmente para os estudos, preparação de aulas, revisões das matérias para as avaliações.
Em seguida apresenta forma de desenvolver uma leitura eficiente, desde a seleção do objeto de estudo à velocidade e propósito da leitura, identificação da idéia principal, a prática correta do sublinhamento sem esquecer a preparação de resumos e esquemas como partes da documentação pessoal.
Encerra a Primeira Parte, com considerações acerca da elaboração dos trabalhos de pesquisa, salientando sua importância nos cursos de graduação, além de apresentar alguns tipos de Pesquisa científica como de campo, laboratorial e bibliográfica.
A Parte Teórica, inicia-se com abordagens sobre o conhecer, enfocando os quatro tipos de conhecimento mais comumente considerados pela maioria das obras sobre Metodologia Cientifica: vulgar (popular, senso comum), teológico (religioso), filosófico e cientifico. No entanto ao invés de apresentar esses tipos de conhecimento separadamente, como é usualmente feito, Ruiz trata cada um deles comparando-os com o conhecimento cientifico. Diríamos que o conhecimento cientifico seria o referencial para os demais tipos de conhecimento.
Nos capítulos subseqüentes discute a questão da Verdade e Certeza, sob os mais variados aspectos; da Ciência, desde suas características ao desenvolvimento do espírito cientifico; dos Métodos de fazer Ciência, salientando os métodos dedutivo e indutivo.
O último capítulo é dedicado à apresentação das Referências Bibliográficas, de acordo com a NBR 6023:2002 da ABNT ainda em vigor.
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