Nossa prática na disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa e /ou Metodologia da Pesquisa, tanto em curso de graduação como em cursos de pós-graduação, nos tem revelado quase que total desconhecimento ou equívocos, por parte dos alunos de um e outro nível, a respeito de Trabalho Acadêmico, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Atividades Complementares.
Comecemos pela norma que rege o Trabalho Acadêmico (NBR 14724:2005), elaborada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e revisada em maio deste ano, substituída pela NBR 14724:2011. Segundo a citada NBR, na sua apresentação, a ABNT esclarece que
Esta Norma especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros), visando sua apresentação à instituição (banca, comissão examinadora de professores, especialistas designados e/ou outros).
Esta Norma aplica-se, no que couber, aos trabalhos acadêmicos e similares, intra e extraclasse.
Mais adiante, o mesmo documento ao tratar dos “Termos e Definições”, refere-se mais especificamente:
1 – à dissertação, que visa a obtenção do titulo de mestre (item 3.10);
2 – à tese, que visa a obtenção do titulo de doutor (item 3.33);
3 – ao trabalho de conclusão de curso de graduação (TCC), trabalho de graduação interdisciplinar, trabalho de conclusão de curso de especialização e/ou aperfeiçoamento (item 3.35).
O que é bom esclarecer, é que, independentemente das normas constantes da NBR 14724:2011 acima referida, e que disciplinam dissertação, tese e tcc, existe uma característica comum a esses três tipos de trabalhos acadêmicos: todos são trabalhos monográficos, evidentemente com tratamentos diferenciados.
Mas o assunto não se esgota aí.
Algumas obras que tratam de Trabalhos Acadêmicos, não os restringem apenas aos três tipos tratados pela NBR 14724:2011. Ou ampliam a denominação incluindo outros tipos de trabalhos comumente produzidos nas Instituições de Ensino Superior (Resenha, Artigo, Relatório, Paper, Ensaio, Tratado, Livro, Capítulo de livro, Projeto de Pesquisa), ou, neste caso, devido à variedade de produções acadêmicas, optam pela denominação Trabalhos Científicos.
Mereceram da parte da ABNT tratamento específico, os seguintes tipos de Trabalhos Acadêmicos (ou Científicos):
Artigos científicos – NBR 6022:2003;
Livros e Folhetos – NBR 6029:2006;
Relatórios Científicos – NBR 10719:1989;
Projeto de Pesquisa – NBR 15287:2011
Qual a relação ou relações existentes entre Trabalhos Acadêmicos (ou Científicos) e Atividades Complementares?
As chamadas Atividades Complementares, são modalidades de atividades instituídas pelas unidades de Ensino Superior, para integralização curricular dos cursos de graduação em bacharelado (Parecer CNE/CES Nº 184/2006), dos cursos de graduação em Licenciatura (Resolução CNE/CP Nº 2/2002) e do Curso de Licenciatura em Pedagogia (Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006), que deverá corresponder, respectivamente, até 20% da carga horária total do curso, 200 horas para as atividades acadêmicas cientifico/culturais e 100 horas para as atividades teórico-práticas.
Cabe a cada Instituição de Ensino Superior, através de seus Núcleos de Atividades Complementares, definir e informar aos seus alunos as modalidades oferecidas para cada Curso, com indicação da carga horária correspondente a cada modalidade. As modalidades poderão ser desenvolvidas pelos estudantes, no âmbito de IES ou fora dela, a critério do Setor responsável pelas Atividades Complementares.
É necessário, antes de tudo, que o aluno tome conhecimento das modalidades oferecidas pela Instituição a que pertence, pois algumas delas são objeto de tratamento das várias disciplinas constantes da grade curricular, ou de realizações programadas pela própria Instituição, como eventos acadêmicos e culturais, participação em grupos de estudos orientados por docentes, programa de monitoria, curso ou atividade de extensão, participação em Congressos, participação em Conferências, publicação de artigos científicos, elaboração de resenhas etc.
Referências:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. Informação e Documentação – Artigo em publicação periódica cientifica impressa – Apresentação. NBR 6022. Mai. 2003.
____ . Informação e Documentação – Livros e Folhetos – Apresentação. NBR 6029. Abr. 2006.
____.Informação e Documentação – Apresentação de Relatórios Técnico-Científicos. NBR 10719. Ago. 1989.
____.Informação e Documentação – Trabalhos Acadêmicos – Apresentação. NBR 14724. Abr. 2011.
____.Informação e Documentação – Projeto de Pesquisa – Apresentação. NBR 15287. Abr. 2011.
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. Tradução Gilson Cesar Cardoso de Souza, São Paulo: Perspectiva, 1989.
FERRAREZI JUNIOR, Celso. Guia do trabalho científico: do projeto à redação final. São Paulo: Contexto, 2011.
JACOBINI, Maria Letícia de Paiva. Metodologia do trabalho acadêmico. 3.ed.São Paulo: Alínea, 2006.
SALOMON, Délcio Vieira. Como fazer uma monografia. 12. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
SEIDEL, Roberto H. Manual teórico e prático para elaboração de trabalhos acadêmicos. Recife: Nossa Livraria, 2004.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 20. ed. São Paulo: Cortez, 1998.
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