segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Paulo Freire: educação e liberdade


Paulo Régis Neves Freire, considerado internacionalmente como um dos mais importantes educadores brasileiros, criador do método de alfabetização que leva seu nome (Método Paulo Freire), nasceu na cidade do Recife em 19.09.1921.

Ingressou na Faculdade de Direito do Recife onde bacharelou-se  e aos 26 anos de idade foi contratado para dirigir o Departamento de Educação e Cultura do SESI.

Em 1958, no II Congresso de Educação de Adultos realizado no Rio de Janeiro, apresentou trabalho sobre alfabetização de adultos no qual expôs suas idéias, defendendo o método de alfabetização que deveria partir do cotidiano do educando, possibilitando ao adulto, paralelamente, conhecer sua realidade na perspectiva de desenvolver uma consciência crítica e transformadora.

Em 1959 obteve o titulo de Doutor em Filosofia e História da Educação; no ano seguinte foi nomeado professor efetivo de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade do Recife (atual Universidade Federal de Pernambuco) e em 1961 foi professor livre-docente da disciplina História e Filosofia da Educação da Escola de Belas Artes do Recife.

Nesse mesmo ano de 1961, o recém-eleito Prefeito do Recife, Miguel Arraes, encarregou um grupo de intelectuais para estabelecer um plano de escolarização para crianças e adolescentes carentes da cidade do Recife, cujo resultado foi um Projeto de alfabetização de crianças, adolescentes e adultos e de incentivo à cultura, aprovado pelo prefeito. Dias após, Paulo Freire participou da reunião para elaboração e aprovação do Estatuto do que foi denominado Movimento de Cultura Popular (MCP), tendo sido eleito para o Conselho de Direção.

Em 1963, com a ascensão de João Goulart à Presidência da República, Paulo Freire foi convidado para coordenar o recém-criado Programa Nacional de Alfabetização. Com o golpe que depôs João Goulart em abril de 1964, o seu método de alfabetização foi considerado pelos militares que assumiram o poder, uma ameaça à nova ordem. Paulo Freire foi preso e forçado meses depois a deixar o país. Exilou-se no Chile, onde continuou trabalhando suas idéias e fez publicar em 1967, a 1ª edição da sua principal obra “Pedagogia do oprimido”, só lançado no Brasil dois anos depois. Ainda nesse ano publica, também  no Chile, “Educação como prática da liberdade.”

Em 1968 foi nomeado consultor da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

Em 1969 lecionou na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos e no ano seguinte foi nomeado consultor do Conselho Mundial das Igrejas (CMI), em Genebra, Suiça.

Com o golpe liderado por Pinochet ocorrido no Chile em 1973, Paulo Freire muda-se para Suíça, retornando ao Brasil em 1980, após a Lei da Anistia, filiando-se ao Partido dos Trabalhadores.

Com a vitória de Luiza Erundina para a Prefeitura da cidade de São Paulo, exerceu em 1989 o cargo de Secretário de Educação do município, passando a assessorar projetos culturais e de alfabetização em países da América Latina e África.

Paulo Freire faleceu na cidade de São Paulo em 02/05/1997 vítima infarto.

O “Método Paulo Freire”, como ficou conhecido seu método de alfabetização, é reconhecido internacionalmente não só por educadores, mas por cientistas sociais, teólogos e  militantes políticos.

Além das obras já citadas, Paulo Freire deixou-nos ainda “Educação e mudanças”, “Pedagogia da esperança”, “Política e educação”, “Pedagogia da autonomia”.  


(Dados compilados por Aluizio Moreira)

Um comentário:

  1. Camarada e Professor,

    Tomei a liberdade de repostar no História Vermelha, com todos os seus créditos.

    Um forte abraço e saudações bolcheviques.

    Do seu sempre aluno,
    Bráulio.

    ResponderExcluir

Como desmontar a Ciência e Tecnologia brasileiras

CNPq, entidade essencial ao desenvolvimento nacional, é o alvo da vez. Série de cortes brutais em Educação e Ciência escancara um Brasil q...