quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Sobre estrategistas e especialistas

Por Aluizio Moreira


A palavra estratégia/estrategista esteve desde a antiguidade, ligada às campanhas militares. Apesar dos vários significados que são atribuídos ao termo pelos mais diversos autores das mais diferentes áreas do conhecimento, estratégia, mais recentemente, passou a fazer parte, de maneira cada vez mais freqüente do vocabulário da área de Administração de Empresas.

No geral, a palavra significa plano, planejamento para atingir um objetivo especifico, visão geral das coisas, que se contrapõe à palavra especialista, alvo de nossa abordagem no artigo “O ensino universitário e a formação do especialista”, postado aqui mesmo em agosto passado. 

Naquela oportunidade, afirmamos que devemos não só preparar o especialista, habilitando-o para o desempenho de sua atividade profissional naquilo que ela tem de especifico, mas paralelamente, formarmos o profissional com uma visão mais ampla do mundo e não divorciado da sociedade na qual acha-se inserido.

Nas palavras de Hegel Botinha (1), Diretor do Grupo Selpe Recursos Humanos, no artigo “O valor de um profissional bem qualificado” (2):

Hoje, qualificar-se ou capacitar-se para uma determinada função ou tarefa é requisito indispensável para selecionadores que buscam profissionais preparados para enfrentar o novo mercado de trabalho que surge a cada nova crise, a cada novidade tecnológica. Entretanto, essa qualificação exigida não é apenas ter no diploma cursos reconhecidos por renomadas instituições, inglês fluente e ampla experiência. Além dessa capacitação necessária, manter-se atualizado também é essencial para um bom profissional. E é preciso considerar que o mercado de trabalho está em busca de profissionais que tenham competências técnicas e também habilidades humanas. As empresas querem profissionais multidisciplinares, com visão ampla do mundo e bagagem cultural.

Na mesma direção aponta Idalberto Chiavenato (3), um dos mais respeitados autores na área de Administração de Empresas e Recursos Humanos, cujo pronunciamento sobre “Estrategistas versus Especialistas”, reproduzimos abaixo em um dos vídeos mais divulgados na Internet em sites e blogs ligados às referidas áreas. 


____________
(1)Hegel Botinha , Diretor do Grupo Selpe Recursos Humanos,  é Mestre em Coaching e formou-se Administrador de Empresas pela UFMG com MBA em Gestão pelo IBMEC.
(2)Disponível em
<http://sindhosba.wordpress.com/2011/08/23/o-valor-de-um-profissional-bem-qualificado/>Acesso em 06.set.2011
(3)Idalberto Chiavenato, mestre e doutor em Administração de Empresas pela City University of Los Angeles, especialista em Psicologia Educacional pela USP e em Direito pela Universidade Mackenzie, é autor de várias obras sobre Administração e Recursos  Humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como desmontar a Ciência e Tecnologia brasileiras

CNPq, entidade essencial ao desenvolvimento nacional, é o alvo da vez. Série de cortes brutais em Educação e Ciência escancara um Brasil q...