sexta-feira, 26 de agosto de 2011

ABNT: para além da sigla

Por Aluizio Moreira


Estas quatro letras fazem parte do universo do mundo acadêmico: Associação Brasileira de Normas Técnicas. Sempre vinculadas aos trabalhos acadêmicos, poucos sabem quais suas atribuições e sua área de atuação. Na verdade nem todos sabem que a ABNT  é uma entidade privada e chegam a confundir a entidade com as normas por ela elaboradas. 

Para ilustrar este fato, uma vez uma mestranda me perguntou se eu tinha a ABNT, ao invés de perguntar-me se eu tinha a norma tal.  Ou então, como ouvi e li em comentários em algumas listas de discussões, que a ABNT tinha mudado este ano, que estavam precisando da nova ABNT, quando na verdade houve  alterações em duas normas da ABNT (NBR 14724:2005 e NBR 15287:2005), ambas substituídas pela NBR 14724:2011 e NBR 15287:2011, que tive a oportunidade de comentar neste blog.

Historicamente a ABNT, entidade privada, sem fins lucrativos, considerada hoje de utilidade pública, foi fundada em 1940, (ano de ascensão do nazismo e da consolidação da ditadura varguista no nosso país, instituída pelo Estado Novo).

Considerada único órgão responsável pela normalização técnica no Brasil, representa o país nas entidades internacionais de normalização técnica das quais também foi fundadora: International for Standardization (ICO), Comisión Panamericana de Normas Ténicas (COPANT) e Asociación Mercosur de Normalización (AMN).

Responsável pela normalização técnica no Brasil, a ABNT tem a incumbência da elaboração de normas técnicas que estabelecem requisitos de qualidade, de desempenho, de segurança, de padronização de formas, de dimensões, de tipos, fixa classificação, terminologia, em grande e diversificado  número de setores e serviços: Automotivo, Eletroeletrônico, Máquinas e Equipamentos Mecânicos, Embalagens, Celulose e Papel, Mineração e Metalurgia, Tecelagem, Gestão Ambiental, Segurança no Turismo de Aventura, Turismo de Negócios, Gestão de Eventos (para citar apenas alguns), e Informação e Documentação.

É neste último – Informação e Documentação – que a ABNT atua estabelecendo as Normas Brasileiras (NBR) que disciplinam as atividades acadêmicas, criando ou alterando regras e características mínimas dos trabalhos acadêmicos.

Para dar uma idéia da atuação da ABNT no setor de Informação e Documentação, para a produção de um Artigo Cientifico (NBR 6022:2003), o acadêmico deverá, além da principal, consultar as seguintes Normas: NBR 6023:2002 (Referências Bibliográficas), NBR 6028:2003 (Resumos), NBR 10520:2002 (Citações em documentos).

Assim, existem NBRs para Sumário, Publicações Periódicas Impressas, Índice, Lombada,Projeto de Pesquisa, Numeração Progressiva, Trabalhos Acadêmicos. . .


Nota.: Para exemplificar o desempenho da ABNT, em parceria com o SEBRAE irá capacitar até junho de 2012 cerca de 1,2 mil gestores de agentes locais de inovação (ALI), para apoiar diversas empresas de pequeno porte na adoção de normas técnicas nos setores de madeira e móveis, têxtil e alimentação, além do setores de Hotéis e Restaurantes com vistas à Copa do Mundo de 2014 e às Olimpíadas de 2016 no Brasil.

Essas informações foram veiculadas pelo diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, durante o II Encontro Nacional de Agentes Locais de Inovação, que aconteceu nos meados deste mês de agosto em Porto de Galinhas (PE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como desmontar a Ciência e Tecnologia brasileiras

CNPq, entidade essencial ao desenvolvimento nacional, é o alvo da vez. Série de cortes brutais em Educação e Ciência escancara um Brasil q...