segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Mudanças em Normas da ABNT

Por Aluízio Moreira

Docentes e discentes ligados à produção do conhecimento, Metodologia da Pesquisa, orientação de trabalhos acadêmicos, obrigatoriamente deverão estar atentos às mudanças que a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece, sobretudo nas Normas que compõem a área Informação e Documentação. Pois bem, desde abril do corrente ano, duas Normas da ABNT da referida área sofreram algumas mudanças: a NBR 14724:2005, que trata dos Trabalhos Acadêmicos, e a NBR 15287:2005 relativa a Projeto de Pesquisa.

Enquanto alguns conceitos de elementos utilizados na atual NBR 14724:2011 foram redefinidos, outros foram incorporados à referida Norma. A começar pelo próprio objetivo proposto que esclarece que a Norma em questão,  “aplica-se, no que couber, aos trabalhos acadêmicos” (Teses, Dissertações, TCC em graduação, especialização, aperfeiçoamento), e não mais apenas “aos trabalhos intra e extraclasse da graduação", como na NBR anterior.

Introduz definições de ”autor”, “dados internacionais de catalogação-na-publicação” (fichas catalográficas), “folha”, “página”, que não existiam na NBR 14724:2005. A inclusão das definições de “folha” e “página”, a primeira como formato “composto de duas faces, anverso e verso”, a segunda como “cada uma das faces de uma folha”, se explica pelo fato da NBR recomendar  “que os elementos textuais e pós-textuais” sejam “digitadas ou datilografadas no anverso e verso das folhas”, e não apenas no anverso da folha como anteriormente. Evidentemente esta apresentação de um trabalho acadêmico, como é recomendação (!), entendemos que ficará a critério da IES exigi-lo ou não digitado anverso e verso, o que implicará, se for o caso, na reformulação quanto à paginação.

No que se refere à estrutura do trabalho acadêmico, a NBR 14724:2011 cria a nomenclatura parte externa e parte interna, incluindo na primeira Capa (obrigatória) e Lombada (opcional), e na segunda os elementos pré-textuais (a partir da Folha de Rosto), textuais (Introdução, Desenvolvimento e Conclusão) e pós-textuais (Referências, Anexo, Índice, etc.).

O que é pertinente esclarecer quanto à parte dos elementos textuais (Introdução, Desenvolvimento, Conclusão), é que a NBR mantém o termo Conclusão e não Considerações Gerais como muitos advogam, levando-se em conta o caráter conclusivo do estudo apresentado, embora não-conclusivo quanto aos resultados da pesquisa científica alcançados até aquele momento naquela área do conhecimento (a Ciência é falível e dinâmica).

Duas inovações que a NBR 14724:2011 apresenta diz respeito ao formato, cuja fonte deve ser 12 para todo o trabalho, inclusive a capa (exceção para as citações acima de três linhas, notas de rodapé, legendas e fontes das ilustrações), e sua apresentação em papel branco ou reciclado.
Vejamos a NBR 15287:2011 que se refere a Projeto de Pesquisa.

Os conceitos redefinidos e os termos incorporados (folha, página, autor, apêndice, parte externa, parte interna, etc.) em sua quase totalidade são os mesmos. O que difere em relação à NBR 14724:2011, decorre do próprio caráter do trabalho (Projeto de Pesquisa), cuja estrutura é diferente.

Por exemplo:

  • não é necessário Ficha Catalográfica;
  • a Capa e a Lombada são opcionais;
  • não existem na parte dos elementos pré-textuais, os itens Dedicatória, Agradecimento, Epígrafe, Folha de Aprovação, Resumo na língua vernácula, Resumo em língua estrangeira;
  • a parte textual é composta de: 

1.  Introdução (que inclui apresentação do tema, problematização, hipótese, objetivos, justificativa);
2.  Referencial teórico
3.  Metodologia
4.  Cronograma

Como vemos não existe a figura da Conclusão no Projeto de Pesquisa.

  • na parte dos elementos pós-textuais, incluem-se Referencias (Obrigatórias), Glossário, Apêndice, Índice (opcionais) Quanto ao formato, o Projeto segue as mesmas orientações da NBR 14724:2011 (papel A4, espaço 1,5, fonte  tamanho 12, papel cor branca ou reciclado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como desmontar a Ciência e Tecnologia brasileiras

CNPq, entidade essencial ao desenvolvimento nacional, é o alvo da vez. Série de cortes brutais em Educação e Ciência escancara um Brasil q...