domingo, 14 de agosto de 2011

Conhecimento e ideologia

Por Aluízio Moreira

Sempre que discutimos noções do conhecimento, surgem questões acerca da ideologia e da neutralidade do sujeito em relação ao conhecer. 

O ato de conhecer não está imune à ideologia. Isto porque a compreensão da realidade decorre não apenas das concepções teórico-filosóficas do sujeito, das suas convicções, a partir das quais procura entender um fenômeno social ou político. Faz parte do processo do conhecimento, a postura ideológica de cada indivíduo. Aqui a ideologia não se limita a um conjunto de idéias que orienta a práxis humana. A própria práxis é expressão da ideologia.

Além disso, a ideologia pode exercer, e de fato exerce, o papel de manipuladora e legitimadora de certas formas de comportamento que deve ser praticado ou não pelo cidadão, desde que se adéqüe aos interesses dos donos do poder. Para se manter a dominação é necessário fazer crer a existência da coesão social, e a ausência de contradições e de conflitos.

Dito isto, é difícil imaginar um ato humano ideologicamente neutro: na criação de um filme, na adoção de um livro pelo professor, nas noticiais de jornais escritos ou televisados, nas novelas, nas “ingênuas” histórias em quadrinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como desmontar a Ciência e Tecnologia brasileiras

CNPq, entidade essencial ao desenvolvimento nacional, é o alvo da vez. Série de cortes brutais em Educação e Ciência escancara um Brasil q...